Alimentos Orgânicos são melhores? Pergunte à mosca-da-fruta

 

Olá!

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que moscas quando alimentadas com frutas ou legumes orgânicos tendem a ter uma vida mais longa e mais fértil.

É o que descobriu a jovem estudante de apenas 16 anos Ria Chhabra. Ao ouvir seus pais dizerem que os alimentos orgânicos eram mais saudáveis, ela resolveu investigar a razão.

Inicialmente, durante uma Feira de Ciências de sua escola, Ria constatou que os alimentos orgânicos tinham maior concentração de vitamina C que os alimentos cultivados com agrotóxicos. A partir daí, ela resolveu fazer um estudo para medir os efeitos de uma alimentação orgânica na saúde em geral. Assim, para conduzir seu experimento, ela fez testes com moscas da espécie Drosophila melanogaster.

 

mosca

 

 

A pesquisa intitulada “Organically Grown Food Provides Health Benefits to Drosophila melanogaster” foi realizada por Ria durante suas férias de verão em parceria com o professor Dr. Bauer da Southern Methodist University em Dallas.

A pesquisa de Ria é ainda inicial, mas já sugere grandes passos para outros estudos mais complexos e concretos, segundo o professor.

Ria, atualmente, desenvolve seu próximo projeto para a Feria de Ciências. Ela busca encontrar quais são os efeitos de medicamentos alternativos, como a canela, para o tratamento da Diabetes Tipo 2 na espécie Drosophila melanogaster.

 

O que você achou da pesquisa dessa jovem estudante?

 

Até breve.

 

Fonte: Well/The New York Times