O homem que plantou sozinho uma floresta

 

Olá!

Jadav “Molai” Payeng não estava nada satisfeito com os impactos ambientais causados pelo aquecimento global. Eles afetaram indiretamente a ilha de Majuli, situada no rio Bramaputra no norte da Índia, onde ele e seu povoado viviam. As terras da região entraram em processo de assoreamento e as enchentes tornaram-se constantes. Por conseguinte, muitos animais e plantas morreram e os antigos habitantes começaram a abandonar a ilha. O local foi se transformando em um deserto.

 

payeng 4

 

 

payeng

 

 

Payeng não podia deixar que a situação se prolongasse e solicitou apoio às entidades governamentais. Sem sucesso, o indiano começou sozinho a plantar árvores por toda a ilha. E não parou mais. Após 34 anos, Payeng ergueu um império verde do tamanho de 550 campos de futebol, fazendo com que elefantes e rinocerontes voltassem a frequentar o local e a vida renascesse.

 

payeng 3

 

 

A história ganhou destaque internacional. Tanto é que o documentário Forest Man sobre a façanha de Payeng está sendo produzido pelo canadense Will McMaster, graças também ao apoio dos internautas que contribuíram por meio de um site de financiamento coletivo.

Saiba mais sobre a história de Payeng neste vídeo abaixo (em inglês):

 

 

 

Até breve!

 

Fontes de pesquisa: Pensamento Verde, Hypeness e Kickstarter