História e benefícos medicinais do Pau-Brasil

 

 

Olá, pessoal!

Hoje, dia 03 de maio, comemora-se o Dia do Pau-Brasil (Caesalpinia echinata L). Esta árvore, que dá nome ao nosso país, é originária da Mata Atlântica e foi declarada pela Lei n° 6.607 do ano de 1978 como Árvore Nacional.

 

pau brasil 2

 Crédito das fotos

pau brasil

 

O Pau-Brasil foi por mais de 300 anos explorado. Por dar origem a um corante avermelhado utilizado pela indústria têxtil, ele é considerado a primeira fonte de matéria-prima do Brasil a ser exportada para a Europa. Sua exploração foi tanta, que poucas pessoas hoje em dia no país, já tiveram algum contato com a planta.

Por isso, há uma preocupação crescente para a preservação da espécie. A Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, por exemplo, possui um trabalho de incentivo ao reflorestamento por meio de mudas. Acompanhe, para mais detalhes, esta reportagem abaixo:
 
 

O Pau-Brasil também era popularmente conhecido por seus benefícios medicinais. No passado, foi utilizado como adstringente, cicatrizante e para combater a asma. Hoje em dia, descobriu-se que ele possui propriedades contra o câncer:
 
 

Ajude você também a reflorestar o Pau-Brasil!

 

Até breve!